De acordo com as recentes mobilizações para a melhora da Saúde Pública Carioca, o auditório da OTICS-Rio Rocinha pôde apoiar na tarde de 12/04/2023 mais uma etapa desse processo. Através do Centro de Estudos da Coordenadoria de Atenção Primária da AP-2.1, a preceptora da residência multiprofissional do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a dentista Ana Cláudia Marques, reuniu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das unidades da Rocinha para uma oficina sobre a prevenção dos fatores de risco dos principais cânceres que acometem a população brasileira.
Nesse encontro, foram abordadas as ações necessárias para a redução dos fatores de risco da doença, aludindo então ao papel fundamental que esses agentes desempenham no âmbito da Atenção Primária para promoção das boas práticas em saúde com a população adscrita às suas áreas de atuação.
Dessa forma, aos 15 participantes presentes, a equipe multiprofissional de residência do INCA composta por assistentes sociais, psicólogos, oncologistas e enfermeiros pôde evidenciar a importância da prevenção ao câncer de pele, câncer de colo de útero e o câncer de mama.
Assim, a tarde mostrou-se extremamente proveitosa aos ACS da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare e do Centro Municipal de Saúde (CMS) Dr. Albert Sabin, que além de receberem um kit informativo produzido pelo INCA, puderam agregar em seus repertórios estratégias de abordagem à população do bairro da Rocinha.
Se interessou pelo assunto?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
GOV.BR