Grupo de HiperDia – CF Rinaldo de Lamare – Equipe Boiadeiros

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis constituem as principais causas de morte ao redor do mundo nos anos 2000. No Brasil, por exemplo, as doenças cardiovasculares se destacam como a principal causa de morbimortalidade na população e, em muitos casos, elas são acentuadas pelos fatores de risco trazidos pela hipertensão arterial sistêmicas e a diabetes mellitus.
Dessa forma, é crucial a necessidade da Atenção Primária em Saúde (APS), dado o entendimento integral de saúde, organizar estratégias e ações que procurem mitigar a incidência dessas moléstias na população, através da conscientização, da prevenção e o diagnóstico precoce, a fim de evitar complicações futuras a essas pessoas em situação de risco.
                                       
Com essas problemáticas em mente, então, o auditório da OTICS-Rio Rocinha, por meio da enfermeira Thuane Gifoni, recebeu usuários e usuárias adscritos à equipe de Saúde da Família (eSF) Boiadeiros na Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare.
Nessa tarde de 22/03/2023, os 10 participantes do Grupo de Hiperdia da equipe Boiadeiros tiveram acesso a um check-up geral da sua situação de saúde, com acompanhamento da pressão arterial, glicemia, renovação de receitas médicas e solicitação de exames.
Assim, na presença do médico de Saúde da Família Vinícius Colodette, da cirurgiã-dentista Raysa Amorim e dos agentes comunitários de saúde (ACS) Marcelle Motta, Mariluce Gomes, Adalgisa da Silva e Thiago Santos, os e as presentes puderam reforçar seus laços com o autocuidado, além de firmar ainda mais a sua conexão com sua eSF.

Fontes:
OPAS
BVS