A Promoção da Saúde é entendida como uma das estratégias do setor da saúde para melhora da qualidade de vida da população. Nesta perspectiva, a saúde é compreendida de forma integral e não apenas como a ausência de doença, favorecendo assim a atuação conjunta de entidades e sociedade civil sobre seus determinantes sociais, biológicos e psicológicos.
Por esses motivos, a promoção de saúde pode ser entendida como “… o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo.”
Neste sentido, seguindo as diretrizes estipuladas pela Política Nacional de Promoção da Saúde, as unidades de saúde da Rocinha articularam uma série atividades referentes ao cuidado em saúde durante a manhã do dia 30/01/2023.
Na Quadra Esportiva da Roupa Suja, então, as equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), os profissionais de educação física do Programa Academia Carioca e os integrantes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) do Centro Municipal de Saúde Dr. Albert Sabin e das Clínicas da Família (CF) Rinaldo de Lamare e Maria do Socorro montaram um espaço para descontração e conscientização. Nele, foram conversados aspectos para identificação de relacionamentos abusivos, comportamentos para prevenção de complicações por doenças crônicas e a importância de um boa saúde bucal, além de muito exercício físico.
O evento contou com o apoio dos equipamentos da OTICS-Rio Rocinha e também com as presenças das responsáveis pelas Linhas de Cuidado do Departamento de Ações e Programas em Saúde (DAPS) da Coordenadoria de Atenção Primária (CAP) da AP-2.1.
Estiveram presentes as parcerias da enfermeira Maria Emília, da linha de cuidado de combate à hanseníase; da psicóloga Viviane Nogueira, apoiadora do NASF na CAP-2.1; da pediatra Eliane Cruz, responsável pela linha de cuidado em saúde mental; e da enfermeira Gláucia Aguiar, da linha de cuidado de combate à tuberculose.
Assim, mediados pelas gerentes Thays Conti, Fabiana Brito e pela diretora Tatiana Rodrigues, os usuários das unidades de saúde da Rocinha tiveram uma manhã divertida e informativa. Dessa forma, o evento foi avaliado como um sucesso pelos participantes, o que favorece a realização de encontros futuros que perpetuem essa capacitação e participação contínua da comunidade para a melhoria de sua qualidade de vida e saúde.
Se interessou pela Feira da Saúde?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.