Grupo de Saúde Reprodutiva – CF Rinaldo de Lamare – Prevenção de IST’s

O direito reprodutivo é compreendido a partir da forma livre e responsável da decisão pessoal para querer ou não ter filhos. Neste sentido, é direito do usuário atendido ser informado sobre os meios, métodos e técnicas sobre concepção e anticoncepção e, assim, poder viver e expressar livremente sua sexualidade caso consentido com o parceiro(a) de interesse.
Ao abordar sobre a saúde reprodutiva, então, destaca-se a importância de enxergar a saúde não apenas como ausência de doença, mas também como um estado de bem-estar físico, mental e social atendidos de maneira integral.
Por esse motivo, o Grupo de Saúde Reprodutiva da Clínica da Família Rinaldo de Lamare, promovido no auditório da OTICS-Rio Rocinha na tarde de 26/01/2023, destacou a relevância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Para isso, as residentes em enfermagem da CF Pliscia Ferreira e Ana Ino, trouxeram alguns exemplos de manifestações sistêmicas de IST’s para conscientização dessa problemática aos usuários adscritos à unidade de saúde que frequentaram os encontros no mês de Janeiro/2023.
Dessa forma, foi abordada uma visão integral da saúde reprodutiva, ressaltando os aspectos do direito reprodutivo à medida que abordaram o tema sobre prevenção às IST’s. Assim, o diálogo das residentes enfatizou o direito ao sexo seguro para prevenção da gravidez indesejada e infecções como a sífilis, gonorréia e o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Se interessou no Grupo de Saúde Reprodutiva?
Saiba mais sobre na unidade de saúde mais próxima.

Fontes:
Portal de Boas Práticas – IFF
Cadernos de Atenção Básica