No Brasil, cerca de 10% a 12% da população doente com tuberculose é também infectada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Segundo o Relatório Global de Controle da Tuberculose (TB), desenvolvido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), as pessoas que convivem com o HIV estão de 21 a 34 vezes mais propensas a desenvolver a TB.
Por esse motivo, são direcionados esforços nacionais, estaduais e municipais para a organização da rede de atenção integral à saúde aos coinfectados. Neste sentido, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município do Rio de Janeiro, cabe às equipes de Saúde da Família (eSF), a avaliação, o manejo, o monitoramento e o acolhimento dos(as) usuários(as) nessa condição adscritos as suas áreas de atuação.
Com esses pontos em mente, a responsável-técnica de medicina da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare Thayna Taylor reuniu no auditório da OTICS-Rio Rocinha, durante a tarde do dia 11-01-2023, o corpo técnico da CF para uma reunião técnica acompanhada de uma sessão clínica sobre o cuidado e relações entre as infecções de TB e HIV.
Assim, a reunião geral uniu os odontologistas das equipes de Saúde Bucal (eSB), os técnicos em enfermagem, os enfermeiros e os médicos da CF para uma análise da situação dessa temática no território.
Alguma dúvida?
Procure a unidade de saúde mais próxima e saiba mais!
Fontes:
BVS
UFPB
Brasil Livre da Tuberculose