Janeiro Branco é uma campanha dedicada a promover a psico educação das pessoas e das instituições, promovendo a saúde por meio de debates e reflexões. Uma forma de levar as pessoas a pensarem a respeito do tema, o Janeiro Branco visa a conscientização das pessoas sobre a necessidade de refletir sobre a saúde mental.
Criada em 2014 por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e demais cidadãos, a campanha vem ganhando força e se tornando essencial para a valorização de políticas públicas em nome da saúde mental. Reforçando a valorização da saúde mental no SUS e nas redes públicas e privadas de saúde. A campanha também é democrática, descentralizada, social, solidária, voluntária, inclusiva, humanista, multidisciplinar, colaborativa e caracterizada pela pluralidade e diversidade de temas ligados aos universos da saúde mental e emocional dos seres humanos e suas instituições.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é o gatilho para problemas mentais em escala mundial. Dados recentes pontuam que há, em média, 450 milhões de pessoas com doenças mentais e comportamentais. O objetivo do Janeiro Branco é sensibilizar a sociedade quanto à necessidade da assistência precoce para a saúde mental.
Dessa forma, na manhã do dia 10 de janeiro, no Adolescentro Paulo Freire a psicóloga do NASF Sheila Lima e a redutora de danos Ana Lucia do Centro de Atendimento Psicossocial Maria do Socorro Santos (CAPS III) fizeram uma reunião abordando diversos temos tais como redução de danos alinhada ao debate proposto ao Janeiro Branco.
Fonte:
Ministério da Saúde