Treinamento de Indicadores de Saúde da AP 2.1

Aconteceu nesta sexta-feira, na Estação OTICS Rio – Rocinha, treinamento sobre Indicadores de Saúde para gestores da Área Programática 2.1.

 

 

Atualmente o município do Rio de Janeiro utiliza o programa de prontuário eletrônico VitaCare. Este sistema, por meio da inserção de dados cadastrais dos usuários e dados de consultas, exames e medicamentos utilizados e retirados na farmácia, gera informações valiosas para o planejamento dos processos de trabalho, melhoria das condições de infraestrutura e qualidade da assistência à saúde da população.

 

 

Nesse sentido, hoje foram apresentadas as ferramentas do programa que possibilitam a gestão da informação através do cálculo de indicadores de saúde que, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), são medidas ou sinalizadores que contêm informações relevantes sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como, de maneira geral, do desempenho do sistema de saúde de maneira ampla. A interpretação conjunta dos indicadores ajuda os especialistas a refletirem sobre a situação sanitária de uma população ou comunidade, e serve para subsidiar a criação de políticas públicas, de maneira a aperfeiçoar o sistema de saúde.