Reunião geral CF Rinaldo de Lamare com residentes do INCA

Na tarde de quarta-feira (28/09/2022), as equipes de Saúde da Família (eSF) da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, sob mediação da gerente Thays Conti, reuniram-se no auditório da OTICS-Rio Rocinha com integrantes da Residência Multiprofissional em Oncologia e Física Médica do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com uma apresentação sobre Cuidados Paliativos e Comunicação de Notícias Difíceis, o enfermeiro Eduardo Oliveira, a assistente social Jéssica Rocha, o físico médico Matheus Capo e a enfermeira Letícia Franco realizaram dinâmicas sobre o compartilhamento de desafios na atenção à saúde, sob enfoque do combate ao câncer na Atenção Primária.
O encontro buscou enfatizar as diretrizes de gestão e cuidado estabelecidas em 2003 pela Política Nacional de Humanização (PNH), também conhecida como HumanizaSUS. Nesse sentido, as dinâmicas evidenciaram como “humanizar” está relacionado com a inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Dessa forma, humanizar o Sistema Único de Saúde (SUS), a nível local, regional e nacional, requer a construção de estratégias entre trabalhadores, usuários e gestores do serviço de saúde.
Ao tratarem da humanização do SUS, então, os residentes do INCA chamaram atenção para a importância dos cuidados de saúde ativos e integrais prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida, isto é, os cuidados paliativos. Dessa forma, a discussão avançou pela importância da comunicação em cuidados paliativos, enfatizando a prevenção e o alívio do sofrimento como abordagem que aprimora a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças ameaçadoras da vida.

Saiba onde ser atendido.

Fontes:
Rev. Bioética
INCA
PNH

Ação de prevenção ao suicídio com o NASF na E.M Rinaldo de Lamare

Na manhã de terça-feira (27/09/2022), a Escola Municipal (E.M) Rinaldo de Lamare recebeu uma visita especial com vistas ao Setembro Amarelo. A psicóloga Sheila Lima e a assistente social Alexsandra Torres, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), em conjunto com os residentes Eduardo, Letícia, Jéssica e Matheus do Instituto Nacional de Câncer (INCA), utilizaram o momento e espaços fornecidos pelas pedagogas Isolda, Conceição e Fabiana da E.M Rinaldo de Lamare para uma ação de prevenção ao suicídio.
Seguindo as diretrizes da Lei nº 13.819/2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, os(as) profissionais abordaram aspectos para promoção da saúde mental, prevenção da violência autoprovocada e conscientização para controle dos fatores determinantes de risco. Nesse sentido, foi enfatizada a importância de uma atuação intersetorial no Setembro Amarelo.
Assim, através de uma intervenção coordenada entre as secretarias presentes no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, procurou-se no planejamento da ação a articulação entre saberes e experiências. Dessa maneira, a abordagem a esse problema de saúde pública desenvolveu-se a partir da articulação a nível local, entendendo as necessidades e questões da população abarcada pelas estruturas das Secretarias Municipais de Educação e Saúde (SME-Rio e SMS-Rio) nas áreas da Rocinha e de São Conrado.

Saiba onde ser atendido.

Fontes:
Scielo
Setembro Amarelo