Valorização da vida com o RAP da Saúde na AP-2.1

A tarde da sexta-feira do dia 23/09/2022 foi especial no espaço do Adolescentro Paulo Freire. A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores (RAP) da Saúde na Área Programática 2.1, através da facilitadora Thais Antunes e da técnica de enfermagem Valéria Ieker, promoveu um encontro marcante. Com apoio de Alinne Mozeika e Marcela Almeida, pedagogas da Subsecretaria de Proteção Social Especial (SUBPSE) na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS-Rio), os(as) jovens do RAP receberam as mulheres da Central de Recepção de Crianças e Adolescentes Taiguara e da Casa Viva Penha para uma conversa sobre a importância da valorização de suas vidas.
Aproveitando a temática do Setembro Amarelo, o grupo foi organizado em roda para quebrar o gelo e dar protagonismo à trajetória de vida das presentes. Nessa dinâmica foram incentivadas a fala e a escuta, aspectos essenciais para a pauta de valorização da vida das presentes, muitas vezes marcada pela violação de seus direitos e pela impossibilidade de se fazerem ouvidas quando sem o apoio necessário.
A escuta realizada possibilitou, então, depoimentos como o de Isabelly, uma das moradoras dos abrigos abarcados pela ação:
“Eu achei o nosso encontro muito produtivo. Gostei também das dinâmicas e agradeço a todas as pessoas que ajudaram na construção desse maravilhoso dia!”
Assim, valorizaram-se as histórias colocadas pelo grupo e pelos indivíduos a partir das diretrizes da Lei nº 13.819/2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

Os e as responsáveis pelo encontro.


Saiba onde ser atendido.
Fontes:
Unifesp
Prefeitura.rio