Anualmente no Brasil o dia 16 de Setembro é marcado pela celebração do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. Instituída por vias legislativas a partir do Congresso Nacional, a lei 12.629/2012 marca o dia 16/09 como representante dos esforços da sociedade civil e dos órgãos políticos nacionais e internacionais na conscientização sobre essa doença.
Nesse sentido, a data relembra a busca pela redução do número de casos não diagnosticados, pela implementação de medidas para prevenção baseada em evidências, pelo incentivo a sistemas de cuidados de saúde de forma a criar estratégias para garantir “melhores práticas” para a prevenção, pelo diagnóstico e tratamento e incrementar os recursos adequados para estas ações e pelo apoio à pesquisa para reduzir a carga da doença trombótica.
A trombose caracteriza-se pelo desenvolvimento de um coágulo (trombo) dentro de um vaso sanguíneo, podendo gerar agravos de entupimento do mesmo e dificultando o retorno venoso ao coração.
Esses são alguns dos fatores de risco para desenvolvimento da trombose: Idade; Uso de medicações, como contraceptivos orais, quimioterápicos e tratamentos hormonais; Obesidade; Presença de varizes nas pernas; Gravidez; Pós-parto; Tabagismo; Câncer; AVC (Acidente Vascular Cerebral); Traumatismos, principalmente nas extremidades inferiores (risco de TVP por volta de 70%); Doenças crônicas, como insuficiência cardíaca e doenças pulmonares crônicas; Doenças agudas, como infarto do miocárdio, e infecções, como pneumonia; Fraturas ósseas.
Por esse motivo, é fundamental praticar exercícios e estar sempre atento ao seu corpo.
Saiba a unidade de saúde mais próxima de sua residência para acompanhamento médico.