Rocinha atenta aos fatores de risco dos principais cânceres

Os dias 21 e 22 de Junho de 2022 foram de muitos aprendizados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Centro Municipal de Saúde Dr. Albert Sabin e das Clínicas da Família Maria do Socorro e Rinaldo de Lamare.
Através de apresentações dos Residentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia e em Física Médica promoveu por intermédio do Centro de Estudos da Área Programática 2.1 um debate sobre a temática “Fatores de Risco dos Principais Cânceres”.
A conversa foi mediada pelas preceptoras Ana Cláudia e Taina Meinicke, e expôs aos ACS das unidades de saúde da Rocinha uma reflexão sobre a prevenção do câncer na ótica da mitigação de seus fatores de risco.

Neste sentido, os e as residentes demonstraram aos ACS como a prevenção dos principais cânceres está intimamente relacionada com a Atenção Primária em Saúde, principalmente ao concebê-la como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Assim, além de ganharem um kit informativo e utilitário, os agentes de saúde ganharam também mais conhecimentos para a atuação em suas respectivas microáreas.

Quer saber mais sobre a prevenção e os fatores de risco dos principais cânceres? Acesse o site do INCA.
Caso reste alguma dúvida, descubra a unidade de saúde mais próxima pra seu atendimento.

Programa Academia Carioca no mês do Orgulho LGBTQIAP+

O dia 21/06/2022 foi marcado por muitos exercícios e um belo visual. Na linda vista da praia de São Conrado, os profissionais de Educação Física (Neydson Muniz, Raul Costa, Ronaldo Ferreira e Filipe Veloso) e participantes do Programa Academia Carioca da Área Programática 2.1 realizaram uma série de alongamentos e circuitos funcionais. Visando a coordenação motora e o fortalecimento muscular, então, os profissionais utilizaram a areia para sair do habitual e valorizar a linda natureza do Rio de Janeiro.

Aliás, a beleza natural não foi a única valorizada nessas atividades. Com vistas ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, a Assessoria de Atividade Física e a Equipe de profissionais de Educação Física do Programa Academia Carioca da realizaram também uma ação de conscientização, sob o lema “Programa Academia Carioca na diversidade, sem preconceito!”.

Dessa forma, o Programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio há 13 anos objetivou a promoção de boas práticas em saúde, entendendo-a como o bem-estar físico, mental e social, abarcados integralmente pelos exercícios físicos e de cidadania no combate à LGBTQIAP+fobia.

Se interessou pelo Programa Academia Carioca? Descubra a unidade de saúde mais próxima e saiba mais!
Acompanhe também o Programa Academia Carioca no Instagram em: @programaacademiacarioca