Hoje no auditório da Estação OTICS Rio – Rocinha aconteceu o encontro dos preceptores e tutores do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade – PREFC das unidades de saúde centro-sul.
O objetivo do encontro é de formação e troca de experiências entre os preceptores junto a coordenação do programa de residência. Além disso, aprimorar o conhecimento dos preceptores acerca das ferramentas de trabalho e do cotidiano do preceptor do PREFC.
A Residência se concretiza por meio da formação em serviço, no âmbito da Atenção Primária em Saúde, tem grande relevância e impacto para a produção do cuidado em saúde, pois possibilita a formação de profissionais potentes que atuam de maneira ética, crítica, reflexiva e respondem às necessidades de saúde da população.
O treinamento deste enfermeiro-residente é desenvolvido com o acompanhamento e a supervisão do preceptor, no sentido de fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade.
A função do preceptor está ligada à supervisão direta das atividades práticas realizadas pelos residentes nos serviços de saúde onde se desenvolve o programa.
Já a função do tutor refere-se à orientação acadêmica de preceptores e residentes.
No contexto da formação em saúde, a tutoria se apresenta como modelo potente de ensino-aprendizagem e o tutor é o elo entre os alunos e as instituições de ensino. Além disso, conciliam funções de assistência, ensino e pesquisa.
Fonte: