Dia Internacional da Enfermagem

Anualmente, no dia 12 de maio, comemora-se ao redor do mundo o Dia da Enfermagem. A data, marcada pelo nascimento de Florence Nightingale em 1820, foi apropriada mundialmente como marco comemorativo para os(as) profissionais de enfermagem, em virtude da importância da personagem para o campo da enfermagem moderna. No Brasil, a homenagem foi instituída em meados dos anos de 1940 e é itinerante da Semana da Enfermagem, tida entre os dias 12 e 20 de maio, que resgata também a importância da enfermeira brasileira Ana Néri, falecida dia 20, e dá nome a diversas instituições formadoras desses e dessas profissionais no Brasil.

Assim, rememorar anualmente essas figuras importantíssimas representa não só a tomada de consciência das suas contribuições para formar as noções do campo da Enfermagem, mas também o reconhecimento de suas trajetórias, esforços, atenção, cuidado e, principalmente, da revolução nos processos de trabalho dos(as) enfermeiros(as) através de novos modelos científicos.

Neste sentido, ao pensar o processo de enfermagem como a dinâmica de ações sistematizadas e inter-relacionadas que visam a assistência ao ser humano na totalidade de seu bem estar, infere-se a magnitude do papel do enfermeiro(a) em todo processo de saúde-doença. Por isso, a visibilidade desses e dessas agentes do cuidado mostra-se fundamental.

É a partir deste entendimento que a OTICS-Rio Rocinha parabeniza essa categoria que, em todos os âmbitos, dedica-se ao acolhimento, a atenção e ao cuidado. Através das concepções ampliadas da dinâmica de saúde-doença, empreendem mudanças diretas não somente nas vidas das populações por elas atendidas, mas também em toda a experiência social, artística, científica e educacional por elas envolvidas. Dessa forma, Nightingale e Ana Néri contribuíram para uma realidade mais universal, equitativa e igualitária, tal como os(as) profissionais hoje formados, em futuras décadas, contribuirão com suas histórias.

Encontre o(a) enfermeiro(a) responsável por sua equipe no Onde Ser Atendido.
Fontes:
BVS
OPAS