Programa Territórios Sociais na Rocinha

Hoje no laboratório de informática da OTICS-Rio Rocinha foi realizada a inserção de dados de acompanhamento das famílias contempladas com o Programa Territórios Sociais, pelos administrativos da Clínica da Família Rinaldo de Lamare.

O programa Territórios Sociais é uma parceria entre a Prefeitura do Rio, o Instituto Pereira Passos e a ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, que atende às famílias mais vulneráveis do município do Rio de Janeiro nas áreas com menores indicadores sociais.

O programa tem como ações prioritárias identificar as famílias em risco social, a partir de um protocolo de atendimento integrado e intersetorial, e levar a elas diversos serviços públicos básicos como matrículas em escolas; atendimentos de saúde; encaminhamento a benefícios sociais; diagnóstico habitacional e acesso ao mercado de trabalho e à cultura.

O Territórios Sociais possui três fases: busca ativa, protocolo de atendimento integrado e monitoramento. Na busca ativa, são realizadas pesquisas em cada domicílio e as famílias mais vulneráveis identificadas, passam pelo atendimento das secretarias municipais para inclusão em serviços, benefícios e encaminhamentos pertinentes, e passam a ser monitoradas pelos órgãos municipais.

O monitoramento das famílias é um dos eixos essenciais do Programa Territórios Sociais. O registro das ações implementadas pelas redes de cuidado, Saúde, Assistência Social e Educação, de forma sistemática e com qualidade, é de suma importância para que ocorra uma avaliação integrada das situações de vulnerabilidade e as medidas sejam planejadas e implementadas de forma eficiente.

 

Conheça um pouco mais sobre o Programa Territórios Sociais.