Na Atenção Básica em Saúde prioriza-se a integralidade do cuidado aos usuários. Sendo assim ele é visto não só como um ser biológico, mas também social, espiritual e psicológico.
A Estratégia Saúde da Família por estar inserida no menor contexto territorial, o domicílio, possui a possibilidade de cuidar do usuário como um todo, não só a parte que aparenta estar doente, pois o indivíduo é um ser completo e complexo. Assim, um dos olhares da assistência é a Saúde Mental dos usuários.
O termo Saúde Mental agrega uma área de conhecimento que vai além do diagnóstico e tratamento, relacionando-se intimamente com a prevenção e a promoção de saúde, buscando a reabilitação e reinclusão do paciente em seu contexto social.
Nessa perspectiva, o canal teórico-prático realizado pela preceptora Samara Nogueira no dia 18/04/2022 com os residentes de enfermagem Daniel, Pliscia e Ana Carolina, apresentou e relembrou a importância da atuação dos enfermeiros nas equipes de Saúde da Família para atender não só os usuários como também as famílias dos pacientes com transtornos mentais, mapear redes de apoio para uma pronta assistência em caso de crises e atuar no âmbito da Atenção Primária com a promoção da saúde mental através da educação permanente.
Você, caso tenha alguma questão, procure o Onde Ser Atendido: https://pcrj.maps.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=014d8ab512a34f259bb27c8a13d4d65f