Na tarde do dia 30/03/2022 os enfermeiros e técnicos de enfermagem da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare reuniram-se para debater o fluxo de vacinação dos usuários. Nesse encontro, ocorrido no auditório da Estação OTICS-Rio Rocinha, as enfermeiras Natalia Figueira e Thuane Gifoni demonstraram aos técnicos de enfermagem os processos de trabalho intrínsecos da CF para imunização dos usuários(as) da unidade de saúde. Assim, as profissionais retomaram a constituição da equipe de vacinação, formada por um enfermeiro e técnico ou auxiliar de enfermagem, ressaltando suas funções básicas e responsabilidades.
Nesse sentido, as colaboradoras também enfatizaram a importância de uma boa disposição do ambiente da sala de vacina. Para isso, recuperaram noções básicas de fluxos administrativos, principalmente acerca dos registros físicos e/ou digitais da vacinação, focando na importância do arquivamento correto e do cadastramento das atividades de vacinação também no sistema VITACARE.
Dessa forma, através das reuniões das equipes empenhadas na vacinação da população atendida pela CF Rinaldo de Lamare, objetiva-se a consolidação dos fluxos de trabalho referentes não apenas à imunização, mas também ao funcionamento da clínica como um todo. Destarte, a apresentação realizada contemplou os aspectos e diretrizes estipulados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), dentro do princípio da descentralização previsto no Sistema Único de Saúde, no contexto cotidiano vivido pelas equipes de Saúde da Família (eSF) da CF Rinaldo de Lamare.
Fontes:
PNI