Relaxar o braço, esperar a agulhada e tirar a selfie. Esse foi o processo de vacinação contra a COVID-19 vivido por milhões de cariocas nas Clínicas da Família (CF), Centro Municipais de Saúde (CMS) e Postos de Vacinação externos (PV) em suas primeiras, segundas e terceiras doses. Agora, chegam as águas de março fechando o verão e a oportunidade da população com idade superior a 80 anos adicionar mais uma etapa nesse processo e preparar ainda mais suas defesas contra o vírus! Por esse motivo, nesse dia 28/03/2022 a OTICS-Rio Rocinha acompanhou o outro lado do processo de vacinação dessa parcela populacional na CF Rinaldo de Lamare e que muitas vezes não vai parar no seu feed, afinal, “quem vê close não vê corre”.
A vacina possui o papel de antecipar uma possível invasão. Para isso, induz o sistema imunológico a reconhecer o invasor através de uma forma mais fraca, nesse caso o vírus da COVID-19, para futuramente combatê-lo. Dessa forma, a vacina serve como um treinamento ao corpo para quando necessário seja capaz de eliminar o patógeno sem debilitá-lo. Esse processo de imunização é imperceptível a olho nu, entretanto seus resultados podem e devem ser ressaltados quando comparados dados epidemiológicos de antes e depois da vacinação.
Nesse sentido, no contexto da aplicação da 2ª dose de reforço da vacina contra a COVID-19 em idosos de 80 anos ou mais, a OTICS-Rio Rocinha enseja ressaltar seu apoio à imperceptível colaboração dos profissionais da CF Rinaldo de Lamare para o processo de registro e conferência da vacinação no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), para a disponibilização dos registros nos aplicativos “ConecteSUS” e “MinhaSaúdeRio”. Assim o processo de imunização da população carioca assume os níveis estratégicos, táticos e operacionais dos fluxos de trabalho das CFs e CMSs do município do Rio de Janeiro, sendo muitas vezes também invisíveis, tal qual o próprio processo de imunização em saúde. É dessa maneira muitas vezes silenciosa, então, que foram e continuam sendo contabilizadas as 15 milhões de doses aplicadas até o momento na população da Cidade Maravilhosa.
Fontes:
Painel Rio COVID-19
https://butantan.gov.br/bubutantan/saiba-como-as-vacinas-que-voce-tomou-ao-longo-da-vida-agem-no-seu-corpo
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf