DIÁLOGO COM AS USUÁRIAS DA CF RINALDO DE LAMARE

A enfermeira Samara Nogueira e a assistente social Alexsandra Torres da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare utilizaram a estrutura do auditório da Estação OTICS-Rio Rocinha para dar continuidade aos encontros do Grupo de Mulheres no dia 24/03/2022. Com auxílio de músicas e reportagens disponíveis na plataforma YouTube as profissionais trouxeram ao debate algumas considerações sobre o emponderamento feminino, ressaltando com exemplos reais a capacidade das mulheres brasileiras de fazer acontecer na produção cultural, no domicílio e também no empreendedorismo.

Com essa discussão, as colaboradoras, de modo crítico, trouxeram às usuárias da CF algumas questões e estranhamentos sobre o reconhecimento das produções femininas em todas as áreas de atuação. Assim, o debate estendeu-se ao âmbito da Atenção Primária em Saúde (APS) e, mais precisamente, às abordagens reiteradas na “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes”.

Dessa forma, sob os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS), os colaboradores e as colaboradoras da CF Rinaldo de Lamare visam construir, em conjunto com as frequentadoras dos encontros, a percepção das mulheres como sujeitos de direito em circustâncias que vão além da gestação, parto e puerpério. Busca-se, assim, a consolidação e reconhecimento das boas-práticas almejadas para a constituição de ações que contemplem as vulnerabilidades do sexo feminino na sociedade brasileira.

Fontes e Vídeos utilizados:
https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2007/politica_mulher.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=FnGfgb_YNE8
https://www.youtube.com/watch?v=0xZlNwwy5gU
https://www.youtube.com/watch?v=t5-BPeY8qqc