OFICINAS DE TERRITORIALIZAÇÃO CMS JOÃO BARROS BARRETO E CF CANTAGALO PAVÃO PAVÃOZINHO

O dia 21/03/2022 marcou o encontro da colaboradora Luana Gomes, da OTICS-Rio, e do enfermeiro da CAP-2.1, Paulo Marques, para a realização das últimas oficinas de territorialização nas unidades de saúde da Área Programática 2.1. Dessa vez, com apoio do espaço cedido pela Estação OTICS-Rio Copacabana, os treinamentos contemplaram os Agentes Comuitários de Saúde (ACS) das dez equipes de Saúde da Família (eSF) do Centro Municipal de Saúde (CMS) João Barros Barreto e os ACSs da Clínica da Família (CF) Cantagalo Pavão Pavãozinho.



Apoiados pelas ferramentas disponíveis no aplicativo Google Earth Pro, os ministrantes da oficina procuraram evidenciar dentro do território adscrito ao CMS características relevantes para a divisão das áreas de atuação das eSF em 6 microáreas a serem designadas pelos ACSs que as integram. Dentro desse debate, os colaboradores trouxeram ao escopo da discussão a identificação do território como fundamental para a compreensão do processo saúde-doença.



Acontecendo em todas as AP do município do Rio de Janeiro, as oficinas terão como produto final a atualização dos Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária (CEMAPS). Assim, por meio da evidência de indicadores em saúde em concomitância com o território observado, estes CEMAPS podem ser utilizados como ferramenta de apoio para organização dos processos de trabalho das eSF.

A equipe da OTICS-Rio Rocinha, neste Dia do Orgulho SUS, agradece a parceria e a dedicação dos funcionários e funcionárias ao longo da AP-2.1 que tornaram a realização das oficinas possíveis, em especial o enfermeiro Paulo Marques da CAP-2.1 que acompanhou e apoiou presencialmente os treinamentos dos ACSs das unidades de saúde da Zona Sul do Rio de Janeiro.

ORGULHO SUS NAS UNIDADES DE SAÚDE DA AP-2.1

Nesta segunda-feira, dia 21 de março – Dia do ORGULHO SUS, a OTICS Rio – Rocinha gostaria de homenagear todos os colaboradores das Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) apoiados por nós e que constroem diariamente no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro o Sistema Único de Saúde (SUS) que nos orgulhamos: a CF Rinaldo de Lamare, a CF Maria do Socorro Silva e Souza, o CMS Dr. Albert Sabin, o CMS Vila Canoas e o CMS Rodolpho Perissé Vidigal.
Inspirada em uma ação iniciada em 2012, na Inglaterra, o Change Day (Dia da Mudança), a data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, em 2015. Muitos países como Irlanda, Escócia, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Índia, Jordânia, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Austrália aderiram ao movimento, expressando o esforço global em prol da saúde pública de qualidade.
No Brasil, o dia 21 de março foi especialmente escolhido para comemorar o #OrgulhoSUS, pois foi marcado pelo encerramento da 8ª Conferência Nacional de Saúde (21/03/1986), cujo relatório é o principal marco na construção do sistema de saúde brasileiro. As diretrizes apresentadas nessa ata final, com destaque para a integralidade, a universalidade e a equidade, serviram de base para constituir o sistema único e descentralizado que foi assegurado pela Constituição Cidadã de 1988.
O Dia do Orgulho SUS é uma campanha que acredita que as pequenas ações de cada um, juntas, farão a diferença na construção de um sistema de saúde melhor para todos. Confira alguns registros de homenagens e momentos que constroem o #OrgulhoSUS ao longo das unidades de saúde da Área Programática 2.1!

#OrgulhoSUS na CF Maria do Socorro Silva e Souza.
#OrgulhoSUS no Outubro Rosa com a CF Rinaldo de Lamare.
#OrgulhoSUS na oficina CEMAPS no CMS João Barros Barreto.
#OrgulhoSUS na CF Maria do Socorro Silva e Souza com o profissional de educação física Rafael.
Programa Academia Carioca é #OrgulhoSUS.
O aniversário de inauguração do CMS Dr. Albert Sabin coincide com as datas referentes ao #OrgulhoSUS.

Fontes:
https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/592-8-conferencia-nacional-de-saude-quando-o-sus-ganhou-forma
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/8_conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdf