Hoje, 22/01/2022, durante todo o dia e ontem pela manhã a OTICS Rio Rocinha recebeu em seu laboratório o Treinamento do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), o mesmo foi ministrado pelos profissionais Nuno Gama, coordenador médico da CAP 2.1, Ana Cristina, coordenadora do NIR (Núcleo Interno de Regulação) e Patrícia Costa, diretora do DAPS (Divisão de Ação e Programas em Saúde).
O treinamento contemplou os Responsáveis Técnicos Enfermeiros e Médicos e também os gestores de todas as Unidades Básicas de Saúde da AP 2.1.
Na ocasião foi apresentado a versão preliminar do Instrutivo Carioca para Implantação do Sistema de Informação do Câncer, de fevereiro de 2022. Este documento visa instrumentalizar os profissionais na utilização do sistema. O instrutivo contém as orientações para realização do cadastro, solicitação de acesso ao Siscan, autorização de acesso, solicitação de exames, gerenciamento de laudos e gerenciamento de segmentos dos exames alterados.
O Siscan é a versão em plataforma web que integra o Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero (Siscolo) e o Sistema de Informação do Câncer de Mama (Sismama). Neste sistema, são registrados os exames de rastreamento e investigação diagnóstica dos cânceres do colo do útero e da mama.
Também são registradas informações sobre condutas diagnósticas e terapêuticas relacionadas ao seguimento dos casos positivos e/ou alterados. As principais funções do Siscan são: sistematizar e arquivar informações referentes aos exames de rastreamento e investigação diagnóstica dos cânceres do colo do útero e de mama, fornecer laudos padronizados, selecionar e arquivar amostras dos exames citopatológicos do colo do útero para monitoramento externo da qualidade (MEQ), facilitar o processo de seguimento de mulheres com exames alterados, fornecer dados para monitoramento e avaliação das ações de controle dos cânceres do colo do útero e de mama (INCA, 2013).