OFICINA CEMAPS – TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE NA CF RINALDO DE LAMARE

Hoje demos início ao Ciclo de Oficinas do CEMAPS (Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro) da Área de Planejamento (AP) 2.1.

A OTICS-Rio Rocinha recebeu em seu auditório e laboratório de informática os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare e a Gerente Thays Conti, além do enfermeiro Paulo Antônio Marques, Ponto Focal da CAP 2.1 responsável pelo matriciamento das áreas no CEMAPS e a Coordenadora da CAP Maria Helena Carneiro.

Foi uma tarde animada onde pôde-se discutir aspectos importantes sobre Territorialização em Saúde, como o conceito ampliado de saúde e território e a necessidade das equipes realizarem revisão periódica de sua área de abrangência devido às constantes transformações que acontecem em seus territórios, por serem estes espaços também considerados organismos vivos, que contribuem diretamente para o processo saúde-doença da população sob sua responsabilidade sanitária.

Como produto destas oficinas serão desenhadas seis microáreas por cada Equipe de Saúde da Família do Município da Rio de Janeiro. Essa nova divisão será apresentada no segundo semestre deste ano no CEMAPS.