Hoje a Estação OTICS Rocinha tem o prazer de divulgar o cronograma de Oficinas que serão realizadas na CAP 2.1 (Coordenadoria Geral da Atenção Primária). Serão 12 Oficinas sobre Territorialização para atualização dos CEMAPS (Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária em Saúde do Município do Rio de Janeiro) onde vamos abranger todas as Unidades/ Equipes de Saúde da Família.
O intuito da territorialização é contribuir para o diagnóstico situacional e assim facilitar a prática de intervenções que possam ser efetivas e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas. Para tanto utilizaremos um programa de computador gratuito, o Google Earth. O Google Earth é um programa de computador que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir do mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas. Desenvolvido e distribuído pela Google, o software é uma ferramenta para geração de mapas e de simulação para as diversas paisagens, o que permite visualizar vias, becos, vielas, isto é, o território e a vivacidade da área de competência das Unidade de Saúde.
Assim, a ferramenta favorece às equipes de Saúde da Família (eSF) para apropriação dos aspectos topográficos da região, da disposição de ruas e de transportes, dos limites de abrangência, do mapeamento e reconhecimento das áreas de risco social e ambiental e das localidades de interesse da comunidade atendida, além da elaboração, atualização e construção dos referenciais para o diagnóstico sanitário do território.
Agradecemos desde já a parceria dos profissionais da CAP 2.1 e das Unidades de Saúde e também nossos colegas das OTICS Catete e Copacabana.
Fontes:
shorturl.at/eoGTU