NAPDOT – NÚCLEO DE AÇÃO E PESQUISA EM DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

Aconteceu em nosso espaço a reunião de projetos de pesquisa em andamento, a responsável Jamile Garcia recebeu os profissionais de saúde da coordenação e equipe técnica que se reuniram no auditório da OTICS-RIO Rocinha para a reunião com o setor do NAPDOT –  Núcleo de Ação e Pesquisa em Doenças Transmissíveis.

Como lembrado pelo “Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública – Estratégias para 2021-2025” publicado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2021:

“Em face aos desafios apresentados – entre eles, as consequências da pandemia de covid-19 –, é necessário avançar de maneira mais acelerada para o alcance das metas e dos compromissos por um Brasil Livre da Tuberculose.

Um plano estratégico, específico e operativo é uma ferramenta fundamental para estruturar as ações de enfrentamento à doença. As ações [presentes no plano] serão desenvolvidas em diversos espaços do SUS, seja nos serviços que compõem a Rede de Atenção à Saúde, nas instâncias de pactuação – como as Comissões Intergestoras – ou em outros espaços de articulação, compromisso político e mobilização social. Para que a visão do Plano se torne uma realidade, e para que as estratégias descritas neste documento resultem na melhoria das condições de saúde das pessoas, das famílias e das comunidades acometidas pela doença, todos os agentes envolvidos no enfrentamento da TB devem somar esforços.”

O encontro marcou a oportunidade de traçar metas para o ano de 2022, além da discussão dos indicadores referentes a 2021.

A responsável e investigadora principal Doutora Betina Durovni.