No Brasil, comemoramos no dia 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue.
A data, além de homenagear os voluntários que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.
No Dia Nacional do Doador de Sangue, os Bancos de Sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.
Quem doa sangue tem direito a um dia de folga, em cada 12 meses.
Origem do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de doadores voluntários de sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil.
Os doadores também podem celebrar o digno ato de doar sangue no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Quem pode doar sangue
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para doar sangue é necessário seguir algumas regras, dentre as quais:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Ter, no mínimo, 50 quilos;
- Estar saudável;
- Estar bem alimentado e descansado;
- Após o parto, as mulheres devem esperar para doar sangue – entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);
- Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto os homens devem esperar 60.
O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Nada substitui o sangue.
O sangue é um elemento essencial e insubstituível para a preservação de vidas humanas em diversos procedimentos médicos, sejam eles cirúrgicos ou não. Por isso, é fundamental que os bancos de sangue estejam abastecidos. Para atingir esse objetivo, os hemocentros contam exclusivamente com a solidariedade e compaixão dos doadores, afinal, doar sangue é um ato 100% voluntário.
Para evitar a transmissão de Covid-19, a fim de proteger a saúde de todos os envolvidos, os centros de coleta pelo Brasil têm seguido todas as medidas sanitárias necessárias, tais como como o distanciamento social, a disponibilização de álcool gel e o uso obrigatório de máscaras. O processo permanece simples, rápido e seguro.
Você tem entre 16 e 17 anos ? Faça aqui o download do termo de autorização.
#VEMDOAR
Fontes: