Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A prevenção é a melhor solução

Mais uma vez a Campanha Outubro Rosa chega com a missão de conscientizar as mulheres sobre os cuidados de sua saúde. Esse é um movimento para sensibilizar também seus parceiros e filhos. A prevenção e o diagnóstico precoce são as formas mais eficazes para evitar esses tipos de câncer.

Só em 2020 são estimados, no Brasil, mais de 66 mil casos. Essa é a mais recente estatística do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Se o diagnóstico for feito muito tarde e o tratamento demorar, a taxa de mortalidade é de 25%.

Os números são muito altos: 30% das mulheres têm câncer de mama. E esse tipo de câncer já representa a segunda causa de morte entre as brasileiras. Já o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente e a quarta causa de mortes femininas.

Esses números não são para assustar ninguém, mas para mostrar a dimensão e importância de se manter saudável com consultas regulares ao ginecologista. No câncer de mama o autoexame é indispensável, assim como realizar a mamografia, quando solicitada pelo médico.

 

A conscientização é o começo de tudo. E é capaz de reduzir a mortalidade. É possível evitar, mas é preciso estar atenta.

O INCA aconselha as mulheres a seguirem algumas dicas para o seu bem-estar:

  • Não fumar
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas                                                             
  • Amamentar
  • Evitar comer carne processada
  • Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos
  • Vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usando sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios
  • Evitar exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho como gases de transportes, verniz e tintas Muitas substâncias que inalamos, ingerimos sem nem saber.